Hoje é dia de plantar… – Turma da Praia – Maternal

Numa hora de Roda, lá no começo do ano, escrevi no Livro da Vida o dia da semana – era terça-feira – lendo-o em voz alta e, para lembrar o que havia de compromisso para esse dia, falei em seguida “dia de…” e logo alguma criança me interrompeu com uma rima: “plantar bananeira!” Pegou a turma de surpresa, foi uma delícia. Uns dias depois a brincadeira se repetiu, com o mesmo sucesso e, naturalmente foi virando um ritual de toda manhã. De “plantar bananeira” passamos a “plantar macieira, laranjeira”… e com o tempo o repertório foi diminuindo e a imaginação crescendo. Passamos então a “plantar solzeira (árvore de sol), Davizeira, professoeira, mamãeira, preguiceira…” Grande parte das rimas ficou registrada no nosso Livro. Na Festa da Primavera expusemos uma árvore que era a mistura de todas essas: produzia mamães, sóis, preguiça, tudo. Gostamos tanto que estamos registrando aqui esse mesmo trabalho, apenas arranjado de outra maneira.

arvore de

 

Essa é uma solzeira-jabuticabeira-professoeira-cãozeira-lobeira-sopeira-borboleteira-arvoreira-folheira-floreira-macieira-davizeira-aceroleira!

 

Além da brincadeira, as crianças estão reconhecendo os sons da língua, experimentando construções e trabalhando com a pronúncia de palavras bem complicadas.

Essa árvore é uma linguagenzeira!

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *